
As campanhas de prevenção do câncer de mama em jornais, rádio e televisão, com participação de celebridades, aumentaram a conscientização entre a população. Mas a doença não é exclusividade dos humanos. Os animais também sofrem com o cânce
Os tumores de mama em geral, são malignos. Hoje em dia, já sabemos, que esses tumores dependem dos hormônios sexuais da fêmea.
Esses tumores podem aparecer em qualquer uma das dez mamas, iniciam-se do tamanho de um grão de arroz, podendo ficar bem maior do que uma manga se NÃO TIVER tratamento. Como na maioria dos casos são malignos, o tumor pode se espalhar, principalmente em pulmão, fígado e rins.
No início não doe e conforme vão crescendo a dor pode aparecer, e alguns apresentar feridas ficar com secreção e cheiro.
O tratamento é cirúrgico, no qual deve ser feita a retirada da cadeia DO LADO DIREITO OU ESQUERDO INTEIRO de mamas que envolve o tumor, e NUNCA só a retirada do próprio tumor. E por ter relação hormonal, recomenda-se também a CASTRAÇÃO. Sempre que os tumores são retirados devem ser encaminhados para exame, que vai dizer qual o tipo do tumor e sua malignidade.
Prevenção
A prevenção é feita através da CASTRAÇÃO ANTES DO 1º CIO, o que reduz seu aparecimento, em aproximadamente 98% dos casos.
Importante: o acasalamento não interfere no aparecimento desses tumores, ou seja, é mito a idéia de que ‘A cadela que não cruzar vai ter câncer de mama’.
O (‘resultado pós-tratamento’) é bom desde que o tumor seja benigno, quando acontecem O CONTRARIO não têm tratamento, apenas oferecer qualidade de vida para o animal, por meio de medicamentos adequados, analgésicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário