Ruptura do ligamento é a condição que mais favorece o aparecimento de subluxações ( onde a articulação fica fora do seu lugar) do joelho. É mais comum em cães de médio e grande porte, de meia idade e idosos, mas ultimamente tem sido muito visto na aqueles com excesso de peso ou seja em pugs.
Atividade física e peso corpóreo exercem stress sobre os ligamentos, que acabam se rompendo. Os saltos podem agravar a condição. O fator genético também exerce certa influência.
Geralmente o animal manca do membro posterior. Em alguns casos, o cão carrega a perna, especialmente durante a corrida. O animal raramente expressa dor no exame. Geralmente não há edema. A instabilidade articular causada pela ruptura, eventualmente leva ao aparecimento de artrose.
O diagnóstico é basicamente clínico. Radiograficamente pode haver um deslocamento da tíbia em relação ao fêmur, em condições normais, não se observa o ligamento nas radiografias, exceto quando estão calcificados.
O tratamento é cirúrgico. Existe uma variedade de técnicas cirúrgicas que podem ser aplicadas para o reparo do ligamento. O prognóstico é bom, após uma cirurgia bem sucedida. Como prevenção, é bom evitar exercícios muito forçados e controlar o peso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário